cópia de TRIANGULOS RGB.png
Foto do escritorGuilherme Leme

Fibromialgia e síndrome da fadiga crônica Como a PNI clínica pode ajudar?

Estar constantemente extremamente cansado sem saber o porquê ou sofrer de dores por todo o corpo. Nesta ocasião falamos da fibromialgia, patologia recentemente descoberta e reconhecida pela comunidade médica.

Há alguns anos nem era declarada doença, mas o seu aumento, com crescimento desenfreado nas últimas décadas, atacando mais a população feminina do que a masculina, fez com que prosperasse e fosse declarada reconhecida pela OMS. Especificamente em 1992, fazendo parte da Classificação Internacional de Doenças, na Declaração de Copenhague.

A síndrome da fibromialgia (SFM) é crônica e extremamente complexa. Geralmente se manifesta por dores generalizadas em todo o corpo que afetam principalmente os tecidos moles, e por fadiga elevada e contínua, à qual se soma outra longa lista de sintomas diferentes, dependendo do paciente. Está diretamente relacionada à síndrome da fadiga crônica, outro dos gatilhos e consequências dessa patologia.

A verdade é que cada vez mais casos são recebidos em consulta. Da PNI Espanha vamos tentar explicá-lo e ver como podemos ajudar a gerir a dor crónica e os sintomas associados a partir de uma perspectiva abrangente, do ponto de vista da psiconeuroimunologia clínica.

Quais são as intervenções mais comuns e eficazes para quem o sofre, incluindo certas técnicas: desde a gestão do stress , à nutrição e suplementação, através das quais se pode conseguir uma melhoria significativa na qualidade de vida destes pacientes?

Fibromialgia e seus sintomas

A fibromialgia é um distúrbio incluído no grupo das síndromes de sensibilização central . As pessoas que convivem com ela sofrem de dores crônicas localizadas em diversas áreas do corpo, fraqueza e falta de energia contínua. Porém, seus sintomas não param por aqui, mas se manifestam em outras áreas e através de outras patologias como síndrome do intestino irritável , hipotireoidismo, síndrome da fadiga crônica (SFC) , cistite intersticial, endometriose, bruxismo ou distúrbios na mandíbula, ou mesmo através de outros. sintomas mais complicados de detectar, mas que também fazem parte de mudanças repentinas de humor.

Como surge a fibromialgia? Suas principais causas

Em princípio, não existe uma causa específica pela qual se possa determinar o aparecimento da fibromialgia, mas desde a sua detecção as pesquisas não pararam e hoje existem múltiplas pesquisas que fornecem diferentes hipóteses.

As pesquisas mais recentes atribuem suas causas ao sistema nociceptivo , formado pelo conjunto de estruturas neuronais por meio das quais são codificados os processos e estímulos potencialmente nocivos que regulam a percepção e a resposta à dor.

Afeta diversos tecidos como músculos, pele, ossos, tendões e todas as articulações em geral. Isso causa dor que se espalha por praticamente todas as partes do corpo. Embora sejam detectados estímulos e sensações como pressão ou diferentes mudanças de temperatura, quando esses estímulos causam dor, ela diminui. Ao nível do cérebro, são ativadas as áreas de processamento da dor, emocionais e sensoriais, havendo também uma diminuição dos neurotransmissores (substâncias químicas como a noradrenalina e a serotonina) que transmitem informações entre os neurônios e atuam como freio à sensação de dor.

Outra investigação afirma que 70% das fibras nervosas que transmitem o estímulo doloroso dos tecidos periféricos para a medula espinhal estão lesionadas.

Diagnóstico

Diagnosticar a fibromialgia sem exames é bastante complicado, pois o mais lógico é que ela pode ser confundida com outras patologias. Aquelas pessoas que apresentam os sintomas mais evidentes, ou seja, fadiga contínua e dores crônicas, costumam passar por uma série de exames para detectá-los ou descartá-los. Pode ser facilmente confundida com doença celíaca e também com doenças da tireoide.

Você está achando este conteúdo interessante? Não perca a segunda parte onde continuaremos falando sobre esta patologia e sua intervenção na perspectiva do PNI clínico, bem como aqueles tratamentos e intervenções que podem melhorar consideravelmente a convivência com a fibromialgia e a qualidade de vida.

Traduzido e Adaptado por Guilherme Leme Autor: Daniel De la Serna